Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal apresenta uma programação especial que partilha com a comunidade a sua história.

Será realizada uma edição especial de “Livros Fora de Portas” com os projetos “Leituras no Hospital“, que acontece na Pediatria do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, e “Leitura Sénior”, este na Santa Casa da Misericórdia, promovendo o livro com sessões de leitura animada para as crianças hospitalizadas e para os idosos.

Na Biblioteca Municipal estará patente a Exposição Comemorativa do Póvoa de Varzim  Boletim Cultural, retratando a evolução do seu projeto editorial, tendo sido apresentado o Volume 50 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural.

Também estará exposta uma mostra documental “Do Orfeão à Biblioteca”, que dá a conhecer a história da construção das atuais instalações da Biblioteca Municipal e o modo como o edifício resgatou a memória do Orpheon Povoense. A mostra é constituída por fotografias, notícias de imprensa local e bibliografia.