De 11 a 16 de novembro estará patente a mostra documental Patrão Lagoa – 1º centenário do falecimento. Serão divulgados e disponibilizados documentos existentes na Biblioteca Municipal, monografias, fotografias, registos e recortes de imprensa.

No dia 13, quarta-feira, pelas 10h00, haverá uma sessão lúdica pedagógica para alunos do 1º ciclo sobre os Heróis do Mar poveiros.

No dia 14, quinta-feira, pelas 11h30, Isabel Babo concede uma visita orientada à sua exposição “mãos ao mar”, patente na Biblioteca Municipal, até 20 de novembro e integrada no Dia Nacional do Mar.

No dia 15, sexta-feira, pelas 10h00, vai decorrer um encontro com a investigadora Ângela Brito, dando a conhecer a sua investigação científica relacionada com o Mar e as suas potencialidades.

Ângela Brito é natural da Póvoa de Varzim, reside na Póvoa e é Investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – Universidade do Porto.

A sessão é dirigida a alunos do ensino secundário e abordará o tema das “Cianobactérias e o Mar”.

No dia 16, sábado, pelas 16hoo, na sala infantil da Biblioteca Municipal haverá uma Hora do Conto Especial Sophia, a menina da terra e do mar, de Adélia Carvalho e Carlos Nogueira.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.