O horário das bibliotecas é o seguinte: segunda a domingo: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30. Já a Biblioteca Municipal, durante este período, terá o seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30.

Nos meses de Verão, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto alarga os seus serviços até ao areal poveiro, permitindo a todos desfrutar do prazer da leitura num ambiente veraneante, convidando a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação.

As Bibliotecas de Praia constituem um projeto de difusão da leitura realizado anualmente em época estival, que estimula a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de Verão, e ao mesmo tempo, ocupa os tempos livres de vários jovens do concelho.

Vários serviços são disponibilizados para os veraneantes consoante os seus interesses e faixas etárias: literatura geral, infantil e juvenil, jornais e revistas, publicações municipais, acesso à Internet, serviço de Wireless, empréstimo domiciliário, jogos infantis, atividades regulares de animação do livro e da leitura, apresentações de livros, entre outros.

Para os mais novos, serão promovidas várias iniciativas lúdicas, estimulando-os a entrarem no mundo da fantasia, do faz de conta, com horas do conto, ateliers temáticos e ambientais.