O valor doado em bens às instituições de solidariedade social definidas correspondeu a um valor de 41 mil euros, sendo que, no nosso Município, a entidade beneficiária foi a Corporação de Bombeiros.

Em 2019, a LIPOR e os Municípios Associados receberam 2.722 toneladas de resíduos, resultantes dos circuitos implementados de recolha seletiva porta-a-porta residencial (papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos alimentares e resíduos verdes). O resultado alcançado é fruto de um esforço dos municípios e seus munícipes em cumprir as metas que foram estabelecidas no âmbito da implementação dos projetos de recolha seletiva porta-a-porta residencial. Desta forma, aumenta-se a quantidade de resíduos enviados para reciclar e para compostagem, evitando-se, consequentemente, o consumo desnecessário de matérias-primas virgens.

Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim apresenta, em valor acumulado até agosto deste ano, o segundo melhor desempenho no que se refere às retomas de recolha seletiva.

Este é um serviço que é de todos, sendo que o cidadão ao colaborar está não só a impactar positivamente o ambiente, como também a comunidade. Em função da quantidade de resíduos recicláveis acolhidos é atribuído um benefício a Causas Sociais de Apoio à Comunidade de cada Município, doado através de bens que cada entidade mais necessite. 

Assim, foram empregues 41 mil euros, distribuídos pelas seguintes entidades beneficiárias: Cruz Vermelha de Espinho; Corporações de Bombeiros do Município de Gondomar; Associação Rumo à Vida; Lar Missionários do Sofrimento de Águas Santas; Somos Nós – Associação para autonomia e integração de jovens deficientes; Corporação de Bombeiros da Póvoa de Varzim; Corporações de Bombeiros do Município de Valongo; Corporação de Bombeiros do Município de Vila do Conde.

No geral, foram entregues equipamentos de proteção individual, diverso material ortopédico, assim como equipamentos para melhorar as condições de funcionamento de determinadas instituições beneficiárias.

Com o mote “Reciclar é Dar+”, este serviço de Recolha Seletiva baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo e presencial porta-à-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais da adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade.