Atualmente em exposição, todos os munícipes estão convidados a visitar esta peça em talha policromada e dourada, que foi adossada às “Armas Reais”. No Brasão, os escudos assumem a forma oval, sendo envolvidos por volutas e folhagens de acanto simétricas, refletindo o gosto neoclássico. Tal como o novo edifício da Câmara Municipal, desenhado por Reinaldo Oudinot em 1790-91, estes ornamentos adaptam-se ao novo edifício de linhas simples, robustas e elegantes, sem os excessos decorativos do barroco.

De autor desconhecido, a peça enfatiza o sentido religioso, dado que o rosário termina numa cruz (o que não acontece na maioria dos exemplares conhecidos), enquanto as pérolas do terço, graciosamente, aderem à cercadura do escudo. Importa, igualmente, realçar o simbolismo da ligação marítima do povoado, patente na âncora representada.

O “Brasão da Vila da Póvoa de Varzim” pode ser visitado de terça a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00, conforme horário do Museu Municipal. O custo de entrada é de 1 Euro, com entrada livre às quintas-feiras e para estudantes, professores, reformados, associados da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Grupo de Amigos do Museu da Póvoa de Varzim.