Impedir a venda ambulante, principalmente de pescado, é o principal objetivo das Brigadas Mistas. Até hoje, perto de 400 quilos de pescado foram apreendidos (através da colaboração do Comando da Polícia Marítima), entre os quais mais de 200 estavam impróprios para consumo.

Quanto ao pescado apreendido que se encontrava em condições de ser consumido foi entregue às Instituições de Solidariedade Social do concelho.

Comprar mais barato na rua, sem quaisquer condições de higiene e segurança, pode significar “comprar” um problema grave de saúde. Por esse motivo, uma das equipas está permanentemente destacada no Porto de Pesca, enquanto as restantes quatro vigiam a Rua da Junqueira, o Passeio Alegre, a Avenida dos Banhos e a restante Marginal, incluindo a Avenida Santos Graça e Vasco da Gama.

Para além das vendas ambulantes, as Brigadas Mistas controlam os arrumadores de carros e o trânsito e asseguram o cumprimento das regras de estacionamento.

Numa cidade de turismo e lazer, em que o número de habitantes triplica no Verão, é essencial a manutenção da segurança nas ruas para que poveiros e visitantes usufruam de dias descansados à beira-mar.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a PSP vão dar continuidade a este serviço até 15 de setembro.