Em 2006, para cumprir este objectivo, a Câmara Municipal vai investir mais de 99 mil euros, distribuídos pelas parcerias que foram estabelecidas ontem com a Associação Octopus, Associação Norte Cultural, detentora da Orquestra do Norte, a Banda Musical da Póvoa de Varzim e o Varazim Teatro.
Durante a cerimónia de assinatura de protocolos com estas quatro associações, que decorreu ontem ao fim da tarde, na Câmara Municipal, o vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, salientou a vantagem deste tipo de parcerias, que permite, como afirmou, “envolver de forma participativa as associações do concelho na vida cultural da Póvoa de Varzim”.

Responsável pela programação teatral entre Outubro e Junho de cada ano, tendo ainda a seu cargo a apresentação de peças para o público escolar, o grupo Varazim Teatro recebe da Câmara Municipal um apoio de 40 mil euros. Quanto à Banda Musical da Póvoa de Varzim, o protocolo assinado no dia 1 de Junho atribui-lhe um apoio de 32 mil e 500 euros para que possa manter em funcionamento as escolas da cidade e das freguesias de Amorim e Balasar e para a realização, ao longo do ano, de oito concertos.

O Grupo de Investigação Científica e Animação Cultural Octopus, que há mais de 20 anos se dedica ao cinema, recebe, através do protocolo assinado, 11 mil euros e, em contrapartida, organiza a exibição de 40 filmes em sessões regulares e três em sessões para o público juvenil.

O protocolo estabelecido com a Associação Norte Cultural prevê a atribuição de 15 mil 750 euros a esta instituição para a realização, por parte da Orquestra do Norte, de quatro concertos gerais e três de carácter pedagógico.