No encontro, que se realizou no Axis Vermar, o início foi marcado pela palestra pelo Prof. Freitas do Amaral sobre a reforma do Estado. Este convidado especial, nascido na Póvoa de Varzim, acompanhou também as celebrações festivas durante o jantar de aniversário.

O encontro foi aproveitado pela Direção do Rotary Club da Póvoa de Varzim, presidida por José de Azevedo, para prestar o reconhecimento a personalidades e entidades que colaboraram com a instituição na organização do programa comemorativo do 50º aniversário.

Uma das entidades agraciadas com o Diploma e a Medalha Comemorativa dos rotários foi a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O Presidente Aires Pereira recebeu estes símbolos do Rotary poveiro, demonstrando satisfação por testemunhar a longevidade de uma instituição, cuja ação tem vindo a refletir-se em vários serviços à comunidade.

Durante o jantar, o Rotary procedeu ainda à entrega de uma nova distinção – Prémio Dr. Josué Trocado. Este novo prémio destina-se a distinguir o melhor aluno da Escola de Música da Póvoa de Varzim, o que acontece pela primeira vez na história do Rotary Club, como explicou José de Azevedo, “temos distinguido os melhores alunos do ensino secundário e chegou a altura de nos lembrarmos também dos alunos de música, por isso, designamos o prémio com o nome do Dr. Josué Trocado, um grande musicólogo poveiro e um brilhante diplomata”. A aluna distinguida foi Vanessa Teixeira.

No dia 1 de junho, domingo, a Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim levou a efeito o I Encontro de Coros das universidades seniores do movimento rotário, no Auditório Municipal. Veja fotogaleria.