O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, recebeu a distinção e, depois de agradecer o reconhecimento, revelou que “é para mim uma enorme satisfação aqui estar porque quando saí desta escola em 1984, estaria naturalmente longe de imaginar que hoje viria cá nesta circunstância de Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”.

O autarca transmitiu que “sempre que nós quisermos, as nossas realizações e as ferramentas que põem ao nosso dispor nesta fase importantíssima da nossa vida que é a formação pode levar-nos onde nós quisermos”.

Aires Pereira referiu ainda que “o desafio feito pela Presidente do Politécnico do Porto, Rosário Gambôa, há dois anos, de mudarmos aquilo que eram as perspetivas do Campus 2, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim, começou por ser um desafio difícil e até um pouco incompreendido quer por parte quer da associação de estudantes quer por parte de alguns poveiros e vilacondenses. Mas, hoje, todos reconhecemos que a aposta e a ousadia valeu a pena e, atualmente, quer o Município da Póvoa de Varzim quer o de Vila do Conde têm vindo a abrir as suas portas em espírito de grande colaboração e de integração dos alunos, da participação e da visibilidade da escola quer num concelho quer no outro”.

O edil aproveitou ainda para dar as boas vindas a João Rocha, novo Presidente do Politécnico do Porto, e disse-lhe: “ouse, continue a ousar. Foi sempre a marca desta casa”.

O Politécnico do Porto entendeu atribuir a Medalha de Mérito à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e também à de Vila do Conde “pelo apoio sistemático à presença do Politécnico na região possibilitando o impulso determinante para a qualificação superior no território e facilitando a articulação com o tecido local. E ainda pelo apoio relevante no processo de reposicionamento estratégico do Politécnico do Porto que resultou na criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da Escola Superior de Media Artes e Design”.

Esta distinção foi ainda atribuída à Câmara Municipal do Porto, Associação Empresarial de Portugal, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Turismo Porto e Norte e Casa da Música.

A cerimónia contou igualmente com a atribuição das seguintes distinções: Distinção por 20 Anos de Serviço e Dedicação; Bolsas de Estudo por Mérito DGES 2013/2014; Bolsas de Estudo por Mérito Trabalhadores-Estudantes Santander 2016/17 e Certificado de Mérito por Publicação Científica.