Estas ações foram dinamizadas em período laboral, a primeira entre junho e julho e a segunda entre os meses de setembro e outubro de 2018.

No passado dia 17 de janeiro, realizou-se, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a entrega de diplomas aos frequentadores deste curso, que contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva e da Diretora da Die Apfel, Benedita Aguiar, estando também presentes os formandos e formadores do curso.

A Vereadora Andrea Silva agradeceu à Die Apfel a realização deste Curso no concelho da Póvoa de Varzim e sublinhou a importância de se promover a formação e o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens, assim como o progresso ao nível dos saberes, dotando os formandos de ferramentas que possam contribuir para melhorar as suas condições de vida, tanto a nível pessoal como profissional.

Benedita Aguiar referiu que no âmbito desta ação “pretendeu-se intervir no formando numa lógica sistémica (pessoal e social); criar condições para o incremento do desenvolvimento pessoal e social, assim como promover a motivação intrínseca”.

A Diretora da Die Apfel agradeceu “o imprescindível apoio prestado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. De facto, este suporte foi essencial para garantir a elegibilidade dos formandos, em observância às exigências da presente tipologia de intervenção”.

A ação “Imagem, Autoestima e Autoconceito” teve como objetivo reconhecer a importância da imagem, autoestima e autoconceito na inversão de trajetórias de vida negativas e capacitar os formandos para a interiorização de competências necessárias ao exercício de uma cidadania ativa e responsável, que valorize as diferenças, nomeadamente a nível do género.

A ação “Competências Sociais Básicas” teve como objetivo estimular o processo de socialização e de integração laboral de indivíduos socialmente excluídos, através da promoção de competências pessoais e interpessoais e fomentar uma cultura baseada na procura/construção de oportunidades, de modo a criar percursos de vida mais responsáveis e positivos.

Esta iniciativa foi financiada pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.