A Câmara Municipal aprovou, também, alocar uma verba de 150 mil euros ao Fundo Local de Emergência Social (FLES) para o ano de 2022. O Presidente da Câmara Municipal referiu que, por causa da situação pandémica, o FLES chegou aos 170 mil euros no ano passado. Apesar do panorama atual ser diferente, graças à elevada taxa de vacinação e de testagem para a qual o Município da Póvoa de Varzim também tem contribuído, Aires Pereira frisou que há total disponibilidade em reforçar este montante ao longo do corrente ano, caso assim se justifique.

Durante a reunião foi, ainda, aprovado o estabelecimento de protocolos com o objetivo de desenvolver novas competências, ao nível científico e ambiental, dos alunos das escolas do nosso concelho. O primeiro protocolo teve por objeto a comparticipação, por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, de despesas inerentes à implementação do Programa Eco-Escolas pelas escolas poveiras inscritas. Esta parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa insere-se num programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho escolar desenvolvido no âmbito da educação ambiental.

O segundo protocolo aprovado, ao nível educativo, foi no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Clubes de Ciência Viva nos Agrupamentos de Escola. Os Clubes Ciência Viva na Escola são, assim, espaços de conhecimento disponibilizados desde o ensino pré-escolar ao secundário e ensino profissional, abertos e dirigidos a toda a comunidade escolar, incluindo famílias e restante comunidade local, para fomentar o acesso a práticas científicas inovadoras.