Aires Pereira relembrou que, até ao momento, “a Câmara Municipal já investiu quase 4 milhões de euros na remodelação total do Mercado Municipal, sempre através de intervenções faseadas, que evitassem a sua deslocalização e a interrupção da atividade económica dos nossos comerciantes por tempo indeterminado”.

Ao todo, e ao longo dos últimos anos, procedeu-se à requalificação dos talhos e acessos do 1.º Piso, à reabilitação da zona de venda de peixe, acessos, balneários, cafetaria e espaços afetos aos funcionários do 2.º Piso, à renovação dos espaços de venda do 3.º Piso, à reparação das zonas comuns, da instalação elétrica e de telecomunicações e à recuperação da fachada e da zona envolvente exterior.

Graças a esta última intervenção, também se conseguiu proceder à remodelação do 4.º Piso, impermeabilização da laje sobre os espaços comerciais, substituição da cobertura do Mercado Municipal, recuperação das bancas e renumeração dos locais de venda, da colocação de novas caldeiras de água e de equipamentos de conservação de alimentos. Com estas intervenções – cuja comparação do antes e depois pode ser consultada aqui – foram resolvidos definitivamente problemas estruturais do edifício, bem como colocadas novas coberturas com sistema de insonorização e térmico, contribuindo até para conferir melhores condições de conservação aos produtos que são comercializados.

Para além do investimento na requalificação do edifício e condições de venda de todos os vendedores do Mercado Municipal, o Município da Póvoa de Varzim também investiu na modernização e digitalização do comércio local ao disponibilizar a todos formação e adesão gratuita ao nosso Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”.