O Vereador do Pelouro do Ambiente presente na palestra transmitiu a preocupação do município pela preservação do meio ambiente, dando a conhecer algumas das medidas de prevenção e sensibilização que serão realizadas. Em colaboração com a LIPOR, a Câmara Municipal irá promover, no início do ano lectivo, uma sessão de Educação Ambiental destinada aos alunos das escolas do concelho. O Eng.º Manuel Angélico referiu ainda que irá ser desenvolvido na freguesia de Rates um projecto-piloto com o objectivo de incutir na população a necessidade imediata de redução na produção de resíduos de 500 para 400 kg.

O Movimento de Luta Contra a Poluição é constituído por um grupo de jovens que desde Março de 2004 desenvolve um trabalho meritório na defesa de um ambiente saudável. Desde a limpeza de matas a campanhas de sensibilização junto da população, estes jovens ambientalistas realizam também colóquios nas diferentes autarquias do país. A consciencialização de todos para a gravidade da poluição seja ela do ar, da água ou da terra é o principal objectivo deste movimento. A sobrevivência humana está em causa, 25% das mortes no mundo são consequência da poluição do ar. Prevê-se que até 2025, dois biliões e setecentos milhões de pessoas irão sofrer severamente com a falta de água. A desflorestação é outro dos problemas graves que afecta o nosso país. Uma das causas mais circunspectas da desflorestação são os incêndios e, só este ano, já arderam cerca de 58.000 hectares. Em todo o mundo, um hectare de floresta é reposto por seis abatidos.

Outra questão preocupante é o facto de em Portugal apenas 3% dos resíduos produzidos serem reciclados, o que comparativamente a outros países da União Europeia é desastroso, a Holanda, por exemplo, recicla 65% dos seus resíduos. Neste aspecto, o município poveiro é um exemplo a seguir, pois existem cerca de 140 ecopontos distribuídos pelo concelho, ou seja, um por quatrocentos e sessenta habitantes, número superior ao rácio estabelecido pela União Europeia.

Reduzir, Recuperar, Reutilizar e Reciclar foi a mensagem que o Movimento de Luta Contra a Poluição deixou à comunidade poveira em prol de um ambiente benéfico onde possamos viver.