Seguindo pela antiga linha de caminho-de-ferro, desde a estação do metro até S. Pedro de Rates, os caminhantes vão relembrar um velho trajeto e os novos usos que pode ter.

Recorde-se que a linha da Póvoa a Famalicão foi concluída em 12 de junho de 1881 e durante mais de 100 anos transportou milhares de passageiros e carga do interior para o litoral e vice-versa. Contribuiu absolutamente para a divulgação da praia do Póvoa entre as populações do interior e deu um enorme incremento ao uso popular da praia por todas as classes sociais ao contrário do que acontecia até aí. Permitiu ainda o escoamento do peixe fresco para o interior das hortaliças, legumes e frutas.

Entretanto, foi perdendo passageiros e em 1995 a linha é encerrada.

Hoje, o percurso foi adequado para ciclovia e por ele pode fazer-se uma notável viagem no tempo, na paisagem e no ambiente pois saindo na Póvoa podemos ver os progressos da engenharia que permitiram o assentamento da linha, podemos observar a geologia dos vários espaços do granito litoral aos xistos do interior, podemos ver a agricultura dos nossos campos e a fauna e flora dos nossos bosques.

Um desafio de pouco mais de 12 km de bela paisagem e de contacto com a natureza.

A saída será da estação de metro (Póvoa de Varzim) até à vila de Rates, onde se fará uma visita ao Centro Histórico, seguida de almoço no eirado da Casa do Lavrador / Albergue do Peregrino. O regresso à Póvoa será feito de autocarro.

A participação na iniciativa está sujeita a inscrição (5€). Os interessados devem contactar o Museu Municipal.