Disponível aqui, esta ferramenta fornece informação escrita e fotográfica sobre o traçado em cada um dos municípios integrantes do projeto, bem como disponibiliza contatos potencialmente úteis ao peregrino.

O sítio constitui uma das estratégias de investigação, divulgação e promoção do Caminho Português da Costa, protocolada em 2011 entres os Municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Desde Novembro passado, o município de Vila Nova de Cerveira assumiu a coordenação técnica do grupo de trabalho sobre o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, sucedendo a Esposende.

Inserido na rede de itinerários para Santiago de Compostela, o Caminho Português da Costa assume-se como um dos eixos mais importantes de ligação à Galiza a partir da época moderna, sendo utilizado pelas populações do litoral e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

Trata-se de um itinerário costeiro que liga os territórios da orla marítima a partir do Porto, com uma distância de cerca de 250 km, podendo-se fazer a entrada na Galiza por Caminha – La Guardia, Vila Nova de Cerveira – Goian ou Valença – Tui.

De modo geral, os caminhos encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade.

Recorde-se que, no âmbito de outra parceria, os peregrinos do Caminho de Santiago podem contar na Póvoa de Varzim com nova sinalética, tanto no Caminho da Costa como no Caminho Central, de modo a facilitar a sua peregrinação. Uma aposta da autarquia poveira apresentada nas comemorações do último Dia Mundial do Turismo. Na altura, a Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, congratulou-se com este tipo de trabalho de aposta no Turismo Religioso e enalteceu o “trabalho em equipa”, aludindo às parcerias que o município poveiro realiza para melhor dinamizar a promoção turística.