Nos dias 16 e 17 de novembro, em S. Pedro de Rates, irá discutir-se o percurso marítimo, a sua história, a sua evolução e o seu futuro.

Os trabalhos vão ter início dia 16, às 10h00, com a Sessão Inaugural. A essa hora irá abrir a Feira do Livro, no Centro de Estudos Jacobeos, dedicada à temática. Às 11h00, Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, será a primeira especialista a intervir com o tema “Caminhos do Mar, Viagens da Alma”. Seguir-se-ão Manuel Garrido Rivera, da S.A. Xestion do Camiño, que irá falar sobre “Padrón y las Tradiciones Jacobeas Marítimas”; Jean Jacques Benezet, autor do hino Ultreia – França, cuja temática da intervenção irá versar sobre “Pinturas Murales de Siglo XVI sobre el milagro del Gallo y de la Galina; José Valle Figueiredo, poeta, ensaísta, diretor do Centro de Estudos Tomás Ribeiro, em Tondela, com o tema “A poesia no Caminho de Santiago”.

Às 14h30 terá início, na Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, a segunda sessão de trabalhos. A tarde irá começar com a apresentação do 4º volume da Biblioteca de Estudos Jacobeos sobre as atas do IV Colóquio Internacional. A apresentação ficará a cargo de Paulo Sá Machado, Comissário Geral dos Colóquios Internacionais, e Manuel Costa, Diretor da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. Carlos Madaleno, da Câmara Municipal da Covilhã, irá dar uma perspetiva diferente à temática com o tema “Troço do Caminho de Santiago na Covilhã – Um caminho longe do mar”. José Ramon Soraluce, da Universidade da Coruña, irá falar sobre “Viaje de Cosme de Medicis por España y Portugal, que vino por mar y marcho embarcado, desde A. Coruña”. Rosa Mendez Fonte, docente, Ayuntamiento de Ferrol, abordará o “Camino Inglés; De Ferrol a Compostela. Oportunidades y Amenazas”. José Augusto Maia Marques, docente na Universidade da Maia, versará sobre a temática “Do Porto rumo a Santiago em 1795”.

Às 16h30 começará a terceira sessão de trabalhos, ainda na Junta de Freguesia. Segue-se a ordem de trabalhos: António Cepedes, Presidente Asociacion Villae Naevae – Caminho Jacobeo de la Fronteira de Sevilla, com o tema “La devocion mariana en el Camiño de Santiago”; Arlindo de Magalhães, Universidade Católica Portuguesa – Porto, e o tema “O Leça, rio de pontes; As belas pontes de Leça!”; Nivaldo Nepomuceno Sobrinho, Associação dos Amigos do Caminho de Santiago – Brasil, e a “AACS- Brasil. O que é a AACS – Brasil e as suas atividades”; Ramón Yzquierdo Perrín, Universidade da Coruña, e o tema “Alabastros medievales en Galicia y Portugal”; Ferdinando Maurici, Museu do Palácio d´Aumale – Palermo – Itália, e “Hospedlia Medievais em Secília (Séculos XI e XII).

No dia seguinte os trabalhos vão continuar logo às 10h00 com: Estefania Lopez Salas, Universidade da Coruña, “Hospitales, hospícios y posadas de la actual provincia de A Coruña a medianos del siglo XVII”; Fátima Matos Silva e Isabel Borges, da Universidade Portucalense, “A acessibilidade nos Caminhos de Santiago: um longo caminho a percorrer”; Francisco Singul, da S. A. De Xestion do Plan Xacobeo, “Os Caminhos do Mar a Santiago de Compostela”.

Os trabalhos vão terminar por volta das 12h00 com a atuação do Grupo Ensemble Vocal Arnaldo Moreira.

O Colóquio inclui, ainda, a exposição de pintura de Levi Guerra, patente até 7 de dezembro, e, no dia da sua inauguração (15 de novembro, às 18h00), será assinado um protocolo de doação entre a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e Levi Eugénio Ribeiro Guerra, de pinturas doadas pelo artista.

O Colóquio Internacional é organizado pela Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e pelo Centro de Estudos Jacobeos, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com a S.A. de Xestion do Plan Xacobeo de Santiago de Compostela e com o Turismo Porto e Norte de Portugal.