Perto de 600 atletas, vindos de 25 países, vão estar presentes no Campo de Tiro, onde terão lugar estes dois eventos.

“É importante que os poveiros saibam da excelência dos equipamentos que estão disponíveis no concelho. O Campo de Tiro de Rates é considerado um dos melhores da Europa”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira. “Muitos previram, erradamente, que a aposta do município neste equipamento iria ser um fracasso, um elefante branco que não teria pernas para andar. Hoje, o Campo de Tiro é uma marca diferenciadora”. Segundo o autarca, “as cidades competem muito entre si e são as diferenças que as valorizam. Não há nenhum equipamento como este em Portugal e que, sobretudo, tenha a mais-valia de ser a sede de trabalho de Manuel Ricardo, um coronheiro conhecido mundialmente e ao qual recorrem pessoas de dezenas de países”. De facto, são muitas as equipas ou mesmo atletas em nome individual que viajam milhares de quilómetros para usufruir dos serviços do coronheiro. O facto do aeroporto estar a poucos quilómetros, haver bons hotéis, restaurantes e um bom clima são atrativos que o coronheiro apresenta aos seus clientes, somados à sua arte, para os trazer até cá.

Aires Pereira sublinhou, ainda, que “não nos podemos esquecer que a realização destes dois grandes eventos traduzem-se em benefícios para a Póvoa de Varzim e para o país”, uma vez que vários atletas e as suas famílias prolongam a sua estadia em Portugal para conhecer outros locais.