À semelhança de anos anteriores, o Município associou-se à campanha mundial Light it up blue. Este é o nome da campanha que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce e sensibilizar as pessoas para as perturbações do espetro do autismo que afetam cerca de 1% da população mundial, de acordo com a organização Autism Society.

No âmbito desta campanha, edifícios, monumentos e casas acendem-se de azul para chamar a atenção para o autismo. Na Póvoa de Varzim, o Monumento a Cego do Maio esteve iluminado de azul.

O Autismo altera a forma como uma criança vê e experiência o mundo. Os sintomas apresentados são diversos: dificuldade na aprendizagem, fala, expressar ideias e sentimentos, relacionamentos, estabelecer contacto visual, a existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados como ficar muito tempo sentado a balançar o corpo, comportamentos agressivos, ou o interesse por algo específico. As pessoas com autismo também podem apresentar um aumento de sensibilidade sensorial, podendo ocorrer em um ou em mais sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato). As crianças com Autismo têm sintomas diferentes o que torna difícil diagnosticar a doença.