Os Censos, enquanto instrumentos que produzem informação essencial para o desenvolvimento económico e social, são indispensáveis ao planeamento informado dos serviços e à definição de políticas nas mais variadas áreas. Para serem devidamente eficazes, requerem o mapeamento de todo o território e a recolha em massa de dados através de questionários. Esta recolha será realizada agora preferencialmente através do autopreenchimento e/ou de meios digitais, por causa da restrições impostas pela pandemia.

Apesar de os CENSOS 2021 só se realizarem em abril do próximo ano, a preparação desta operação estatística que se destina a recolher informação sobre a população residente e o parque habitacional já começou. O INE encontra-se, até dia 30 de novembro, a recrutar delegados 140 sub-regionais e 450 delegados municipais. Pode apresentar a sua candidatura a qualquer uma das vagas disponíveis aqui.