As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas até 15 de fevereiro, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt. Para estar elegível a concurso, o candidato deve estar coletado nas Finanças e inscrito na Segurança Social como trabalhador independente (ou estar isento no caso da Segurança Social), não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social e mostrar disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver. Excecionalmente, nos termos do DL 54/2019, de 18 de abril, podem candidatar-se os trabalhadores que exercem funções públicas, podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas, os aposentados, reformados, reservistas fora da efetividade e equiparados.

Serão pré-selecionados e convocados para entrevistas de seleção apenas os candidatos que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021). O contrato de prestação de serviços terá a duração de dois meses. Para mais informação sobre esta oportunidade de emprego aceda ao portal do INE.

Importa referir que, e tal como divulgado recentemente, o INE se encontra também a decorrer um outro concurso de recrutamento de entrevistadores para o Censos 2021, até ao dia 31 de janeiro.