A Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, visitou os negócios que estão, atualmente, a usufruir do espaço disponibilizado pelo Município.

Desde a sua criação, o Centro de Incubação da Póvoa de Varzim assistiu ao nascimento de diversas empresas e que, após garantida solidez para avançarem com espaços próprios, crescerem e contribuírem para a dinâmica económica do nosso concelho.

Lucinda Amorim salientou a atitude proactiva de todos os que têm procurado o Centro de Incubação e manifestou toda a disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a apoiar projetos de investimento que contribuam para o crescimento económico do concelho. A Vereadora fez, ainda, questão de se inteirar da evolução e opinião dos empresários que, no período de outubro de 2018 a outubro de 2018, deram entrada neste Centro de Incubação.

Neste momento, o Centro de Incubação é frequentado por Amanda Cecília Dantas, jurista e solicitadora; Isac Vareiro, CASI – Contabilidade, fiscalidade e consultoria, Lda.; Sofia Tavares, Gabinete de Psicologia; e Fernando Carvalho, Photopost (serviços de fotografia e vídeo).

Amanda Cecília Dantas, luso-brasileira, ao iniciar sua atividade profissional levou em consideração o inegável crescimento da comunidade brasileira em Portugal e as necessidades específicas desse público. Um grupo mais exigente e instruído que carece de uma generalidade de orientações e instruções jurídicas para regularizar a sua situação perante os diversos serviços nacionais, nomeadamente SEF, Conservatórias, Finanças, Segurança Social, Escolas, Câmaras Municipais, entre tantos outros. Para a jovem, o Centro de Incubação/ANJE tem sido um grande incentivo aos novos profissionais que estão a firmar-se no mercado. “Ao nosso dispor temos instalações de qualidade, uma localização central e apoio administrativo especializado que nos possibilita uma maior capacidade de desempenho sem a necessidade de um grande investimento inicial, facilitando o sucesso dos jovens empresários”.

Isac Vareiro optou pelo Centro de Incubação pela possibilidade de partilhar o espaço com outros empresários permite entender melhor as virtudes e as dificuldades encontradas no dia-a-dia das empresas, alargar a rede de contactos e também foi a procura de um espaço com uma organização já montada, a localização foi outro fator determinante. Após 6 meses no centro de incubação o balanço é bastante positivo.

Sofia Tavares, especialista na avaliação psicológica e acompanhamento de crianças e jovens, optou pelo Centro pelo acesso a diversos recursos materiais e humanos. “Efetivamente o Centro de Incubação, atendendo às suas características possibilita estabelecer sinergias entre as diversas pequenas empresas potenciando o crescimento das mesmas”.

Fernando Carvalho, um dos sócios da Photopost, explica que esta é uma empresa dedicada ao publico infantil, mas nunca deixando de parte todas as outras áreas da fotografia e vídeo. O Centro de Incubação permitiu-lhe estabilizar e consolidar a sua ideia de negócio. Para um jovem no início da atividade profissional encontrar um espaço com renda acessível, dotada de meios materiais e humanos são fatores determinantes.