Um deles diz respeito ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde e o Presidente da Câmara Municipal transmitiu que “foi aprovada uma moção no sentido de tentarmos saber qual é o ponto de situação do anúncio feito pela ARS em novembro de 2017 e que até hoje não se concretizou rigorosamente nada”. Recorde-se que “foram anunciadas obras no montante de 3,4 milhões de euros e volvidos agora quatro meses continuamos na mesma. É um assunto que prejudica gravemente a Póvoa de Varzim”.

O edil constatou que “o Centro Hospitalar está cada vez mais carenciado de uma intervenção para poder prestar os cuidados de saúde”. Neste sentido, a questão tem que ser levantada de modo a que “as pessoas, pelo menos, não se esqueçam daquilo que são os compromissos numa matéria tão importante como é esta do nosso Centro Hospitalar”.

Outro dos temas abordados e também alvo de moção foi o contrato de concessão da A28. O edil esclareceu que “todos sabemos que a A28 já ultrapassou há muito os rácios de tráfego que obrigam o concessionário a fazer um conjunto de investimentos que vão desde o alargamento e a criação de mais uma faixa de rodagem ao fecho do trevo de Amorim. Ainda não houve nenhuma assunção de quando isto vai ser feito”.

Neste sentido, Aires Pereira entende que “a questão deve ser colocada. Trata-se de um contrato que tem que ser cumprido”, acrescendo o facto de ser “uma estrada que foi portajada e portanto tem uma receita acrescida e que tem um nível de tráfego que produz uma receita que devia ser utilizada, parte dela, para o cumprimento das condições contratuais”.

O Presidente revelou que “a moção vai ser enviada aos municípios que confrontam com a A28. Eu também farei questão de levar o assunto à próxima reunião do Conselho Metropolitano para que se tome uma posição com vista a que, pelo menos, seja colocado na ordem do dia e que haja decoro no cumprimento das obrigações”.

A Assembleia aprovou a abertura de concursos públicos para adjudicação da aquisição de serviços de fiscalização, coordenação de segurança em obra e gestão da qualidade e ambiente em empreitadas e outro para a limpeza urbana na Póvoa de Varzim e Aver-o-Mar.

Foi também aprovada a adesão do Município ao Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia e à Associação “Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar”.