O S. Martinho marca a chegada do outono e a tradição exige que a data se celebre com um magusto e, assim foi, tanto os utentes como os funcionários se juntaram para manter viva a tradição do Magusto. Apesar do tempo frio e da chuva, pouco comuns na altura do S. Martinho o espírito de festa que se viveu no COA aqueceu a tarde daqueles que lá passam os seus dias.

A Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva esteve presente no Magusto, para se juntar à festa.

A lenda de S. Martinho conta que num dia muito frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho percorria o seu caminho montado num cavalo, quando avistou um mendigo cheio de frio e fome.
O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que vestia e com a sua espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes.

Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da capa que lhe tinha sobrado.

Sem capa o soldado prosseguiu viagem ao frio e ao vento, quando, como por milagre, o céu abriu e afastou a tempestade. Os raios de sol deram lugar à tempestade e começaram a aquecer a terra e o bom tempo continuou durante os 3 dias futuros.
Desde então, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, os dias de outono são dias de sol e calor, a que se chama o “Verão de S. Martinho”.