Este é um dos pontos altos do evento que este ano contará com um envolvimento especial dos alunos das escolas do concelho, tal como já referiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal: “no dia 16 de dezembro, teremos um encontro das escolas em que as próprias serão as protagonistas deste encontro onde teremos todas as escolas em uníssono, a união escolar que apresentará um belíssimo espetáculo. Complementando este trabalho, teremos um concerto pedagógico pela Orquestra do Norte em que serão convidadas todas as crianças do primeiro ciclo e seus familiares para estarem presentes”.

E sobre este dia, o autarca acrescentou “teremos, com certeza, um pavilhão cheio de jovens, crianças e também de familiares. Teremos um momento único para celebrarmos a paz com aqueles que mais nos interessam, os jovens, a geração nos vai seguir e será a geração do futuro”.

A Cerimónia terá, então, o seguinte programa: Concerto pela Orquestra do Norte, direção do Maestro Fernando Marinho, narração/comentários de Nuno Jacinto; Momento Coreográfico das Escolas EB 2/3, Secundárias do Concelho e dos alunos do Mapadi e Hino à Paz, pela Orquestra do Norte, com a participação dos alunos das Atividades Extracurriculares do Concelho. Após este momento, segue-se a Marcha pela Paz do Pavilhão Municipal à Praça do Almada, em Cordão Humano.

No Coreto da Praça do Almada, haverá a atuação do Prof. Rui Silva (canto), da Susana Costa (canto) e do Prof. Bruno Trocado (piano) da Escola de Música da Póvoa de Varzim, a que se seguirá um minuto de silêncio e deposição da flor branca na Taça da Paz. Caso as condições atmosféricas não permitam, este momento será realizado no Pavilhão Municipal.

Mas no dia anterior, sábado, 15 de dezembro, esta cerimónia é anunciada por todo o concelho com a Chama da Paz. A começar em Balasar e terminar na Póvoa de Varzim – Pavilhão Municipal, a tocha acesa transportada por atletas percorre todas as freguesias.

Consulte o programa completo deste 20º Encontro pela Paz com o tema  “Terra – Criadora da vida que precisa de amor e paz”.