Para Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade, no ano em que se completam 25 anos de encontros de jovens e a avaliar pelos relatos dos participantes, ficou confirmado o excelente trabalho desenvolvido na formação dos indivíduos. Os encontros são um extraordinário instrumento de aprendizagem, em contexto não formal, que levou os participantes a confrontarem-se com novas experiências, novos conhecimentos e assim adquirirem outras competências. Ao longo de 25 anos, foi possível formar tantos jovens para os valores da cooperação, do espírito europeu, da democracia, do diálogo e, acima de tudo, da amizade: “Parabéns aos participantes de todos estes anos e a todos aqueles que ajudaram a construir este projeto de enorme valor pedagógico e social”.

As últimas horas foram guardadas para as despedidas e avaliações. Difíceis, umas e outras. Na festa de ontem já apareceram as primeiras lágrimas… Sinal de tempos bem passados, como é claro. Muitas emoções à mistura. Por um lado a vontade de regressar ao conforto da casa e da família, da comida, das rotinas. Por outro, um desejo inexplicável (ou talvez sim!) de ficar, de prolongar por mais tempo o encontro, que os ajudaram a crescer, a sentirem-se mais fortes e mais seguros!

Foram tempos de conversa e de reflexão, em conjunto, que ajudou a criar e a sedimentar a consciência de que fazem parte não apenas de um mundo comum, mas sobretudo de uma Europa comum, de uma União Europeia, de uma zona euro. Afinal, como eles próprios concluíram, todos são Europa. Afinal, apesar de todas as diferenças, das línguas distintas, das diversas realidades e conhecimentos e até oportunidades, é possível comunicar. Afinal, apesar das dificuldades físicas – como comprovaram as experiências realizadas com os invisuais, e no Museu do Diálogo, é possível “ver” sempre mais longe, mais do que a própria visão permite. Ver para além da própria realidade.

A tarde de ontem, foi preenchida com uma última ida à piscina e depois, avaliações, conclusões, fazer as malas, ver se não perderam nada (será que não?) preparar a saída, marcada para esta manhã, com chegada à  Póvoa de Varzim pelas 17h00.

Todos sairão mais fortes! Mais capazes! Mais abertos ao outro e à diferença! Mais preparados! Mais disponíveis! Todos sairão outros!

Os portugueses, sempre reativos e participativos, interessados, mesmo quando, às vezes, parecia já um pouco difícil continuar. Os alemães a precisarem de mais tempo para definir as suas estratégias. Os franceses um pouco mais “perdidos”, ousando menos, no começo, talvez por causa das dificuldades do inglês, mas a deixarem-se convencer por uns e por outros.

Acabaram sempre a apresentar resultados, juntos. Este foi, de facto, um excelente exemplo de comunicação – cooperação e diálogo. A provar que a União Europeia ainda é o caminho. Assim o queiram realmente todos os parceiros.