A iniciativa decorreu ontem, no Arquivo Municipal, e contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.

O tema foi escolhido com o objetivo de sensibilizar a população para a sua importância para a melhoria da qualidade de vida dos doentes em fim de vida e seus familiares.

Embora muito conotada com o acompanhamento ao doente terminal, a prestação de Cuidados Paliativos não visa somente cuidar destes doentes. Na verdade, estes cuidados são dispensados durante o tratamento no controlo de sintomas – que tanto podem resultar diretamente da doença como dos seus tratamentos, quando a doença se prolonga ou quando os tratamentos deixam de fazer o efeito desejado, com o objetivo prioritário de oferecer o maior conforto físico, psíquico e espiritual ao doente e apoiar os seus familiares.