No dia 17, quarta-feira, o Trio Gaspard vai atuar no Cine-Teatro Garrett. Estreia em Portugal. Fundado em 2010, o Trio Gaspard é um dos trios de piano mais procurados da sua geração, elogiado pela abordagem única e inovadora das obras.

Apresenta-se, regularmente, em grandes salas de concerto internacionais, como Wigmore Hall, Filarmónica de Berlim, Shanghai Symphony Hall, além de fazer aparições em festivais como Heidelberger Frühling, Festival de Música de Câmara de Mântua, Itália e PODIUM Festival Esslingen. Este concerto conta com a colaboração de Luka Fritsch na obra de Bernd Alois Zimmermann.

Na quinta-feira, 18, vai apresentar-se, na Igreja Matriz, a Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk. A Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk, criada em maio de 1993 pela Administração da Cidade de Krasnoyarsk, Rússia, juntando os melhores alunos do próprio conservatório de música da cidade. A orquestra celebrou o seu 200 aniversário em Viena, com um programa de música russa no lendário Golden Hall da Filarmónica de Viena (Musikverein). A saxofonista ucraniana Asya Fateyeva tem vindo a confirmar o seu nome como um dos expoentes da nova geração de saxofonistas a nível mundial. A vencedora ECHO Klassik 2016 junta-se a esta orquestra para um programa inteiramente preenchido por música russa.

No sábado, 20, a magia dos cine-concertos chega ao FIMPV. Pela primeira vez, vão ser apresentados filmes de Charles Chaplin, que serão acompanhados ao vivo com a música escrita pelo mesmo. A música de Chaplin é parte integrante de suas conceções cinematográficas. Talvez de nenhum outro artista se possa dizer que ele escreveu, musicou, e atuou nos filmes. Aliás, Chaplin até dirigiu a orquestra, durante as gravações, um motivo adicional para a impressão satisfatória da inteireza nos filmes de Chaplin. Um momento inesquecível nesta edição do FIMPV.

No dia 21, domingo, o Festival apresenta o concerto de estreia do novo ensemble de música de câmara, criado por jovens músicos portugueses com carreiras já consolidadas a nível internacional – Portuguese Chamber Soloists. O agrupamento dá prioridade à música de câmara para sopros e piano, que pouco é ouvida nas salas de concerto.

Com a exceção de Raúl da Costa, todos os músicos são residentes na Suíça, e ativos solistas nas mais conceituadas orquestras do país como na Ópera de Zurique e o Musik Kollegium Winterthur. São eles Rute Fernandes (flauta), Sérgio Pires (clarinete), Flávio Barbosa (trompa), Rui Lopes (fagote), João Miguel Silva (oboé) e Raúl da Costa (piano).

Todos estes concertos têm início às 21h45.

Consulte o programa completo aqui e acompanhe o Festival aqui.

Estão à venda na bol e no Cine-Teatro Garrett (bilheteira 10h30-12h30 e 15h30-17h30 de terça-feira a sábado, e a partir das 15h30 em dias de espetáculo), os bilhetes para os concertos do Festival. O ingresso, por espetáculo, custa 5,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 40,00 € e a brochura por 5,00 €. A conferência de 6 de julho e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

Nos dias dos concertos, também pode comprar os bilhetes nos locais onde se realizam (Auditório Municipal, Igrejas Matriz e Românica de S. Pedro de Rates), a partir das 20h30.