Para assinalar o Dia Mundial da Rádio, realizou-se ontem à tarde, uma sessão com o Diretor da Rádio Onda Viva, José Gomes Alves, e João Silva, locutor da Rádio Onda Viva há 31 anos.

João Silva realizou um direto radiofónico com os utentes do COA, que tinham preparado quadras relacionadas com o centro e com a Rádio Onda Viva e puderam dizê-las em direto. Ainda durante o direto, o locutor falou com vários utentes que tiveram a oportunidade de enviarem saudações aos familiares, muitos deles no estrangeiro e que diariamente ouvem a Rádio Onda Viva. Também a Coordenadora do COA, Cláudia Vasconcelos, bem como as colaboradoras, deram a conhecer em detalhe as funções do Centro e o trabalho que lá é desenvolvido.

No final, foi-lhes dedicada uma música em direto na Rádio que todos conheciam e cantaram.

José Gomes Alves falou da importância das Rádios no panorama nacional e local, uma vez que a Rádio Onda Viva é a única estação emissora no concelho e fonte de ligação entre a comunidade residente no nosso concelho e concelhos limítrofes e, ainda, das comunidades que a ouvem no estrangeiro.

Coube a João Silva dar a conhecer a história da Rádio. Fez uma breve introdução de como foram feitas as primeiras experiências de Radiodifusão, feitas por Marconi em 1984, de como aparece a Rádio em Portugal em 1935 criada pela Sociedade Portuguesa de Amadores de Telefonia sem Fio e percursora das Rádio de hoje. Falou ainda das Rádio Piratas, sobretudo da história local, ou seja, da primeira na Póvoa de Varzim, criada por Rui Soares, Júlio Guerra, Domingos Sousa e por si, e das existentes à época (Rádio Onda Verde; Rádio Póvoa; Rádio Clube da Póvoa, Rádio Onda Jovem; Rádio Viva de Amorim e Rádio Juventude da Estela).

Ainda a propósito da história da rádio local, abordou também o encerramento das Rádios Piratas que aconteceu em 24 de dezembro de 1988, a que se seguiu um período de candidaturas às atuais Rádios Locais e consequente criação da Rádio Onda Viva, onde trabalha há 31 anos.