A Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, acompanhou esta visita que teve início em Aver-o-Mar onde José Pinheiro e Diogo Neves montaram o seu presépio no exterior da sua habitação atraindo as atenções dos transeuntes, na Rua José Manuel Rego da Silva.

Pelo 15º ano, Manuel Cruz realizou o seu presépio movimentado, na Rua das Sencadas, em Aver-o-Mar. Ano após ano, o autor introduz algo de novo. São centenas de figuras que o artista coloca em movimento representando, de forma satírica, as mais diversas cenas do quotidiano. Desfolhada, tecelagem, matança do porco, ordenha das vacas, pesca e carpintaria são algumas das atividades do meio rural representadas que nos preenchem e entretêm por várias horas. Também o casamento, namorados e jogos tradicionais estão retratados, sem esquecer o nascimento, a vida, a crucificação, a morte e a ascensão de Cristo. É interessante verificar a coordenação minuciosa de todos os movimentos que confere vivacidade às cenas representadas.

Já na cidade da Póvoa de Varzim, na casa de Antonieta Morim, em Nova Sintra, encontrámos igualmente o ambiente familiar próprio da quadra, com a celebração dos valores religiosos em evidência. O presépio está instalado na entrada da casa, à mercê de convidados e visitantes mais curiosos e interessados em reviver as tradições.