A proposta de entretenimento dirigida aos mais novos contempla nas férias de Natal diversas atividades lúdico-pedagógicas dentro e fora do concelho.

O programa incluiu uma visita ao Museu da Chapelaria em S. João da Madeira, outra visita à fábrica de lápis Viarco, o “Atelier de música dá boas festas”, com o apoio da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim. O grupo foi ainda divertir-se numa tarde passada na Piscina Municipal da Varzim Lazer e tiveram uma experiência de “Uma noite de Natal” bem diferente, até porque foi passada fora de casa, incluindo a dormida na Escola Prática dos Serviços e a colaboração da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Os meninos da Colónia de Férias estiveram ainda envolvidos em visitas a instituição para “Cantar as Boas Festas”, tendo visitado os Lares de Rates e de Terroso e ainda a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O grupo trouxe uma enorme animação e alegria natalícia até ao centro da política local, o salão nobre dos Paços do Concelho, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal e vereadores.

Tempo de Colónia de Férias também é tempo de cinema e de contacto com algumas tradições locais da Póvoa de Varzim. As crianças viveram, no Museu Municipal, a proximidade aos costumes da época com a ação “Reviver o Natal de antigamente”. Os mais novos assistiram ao Teatro de Marionetas preparado pela instituição para o público infantil e que encaminha os espetadores para os costumes natalícios da classe piscatória, apresentando-lhes os instrumentos tradicionais e as cantigas de Boas Festas.

Depois de uma Colónia de Férias de Natal e de viver um mundo repleto de novas descobertas e aprendizagens, de entrar em aventuras com novos amigos e de conhecer novas localidades, as crianças poveiras e os jovens monitores voluntários, essenciais para a concretização desta atividade, foram passar um Natal mais completo com as suas famílias.