Esta atividade, da responsabilidade do Pelouro da Coesão Social, já existe há 20 anos e é um sucesso junto dos mais pequenos. Os participantes, dos 6 aos 13 anos são divididos em equipas e cada equipa tem um monitor.

Dia 18 começaram bem cedo com um atelier de Música, que se realizou com a ajuda da Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde ensaiaram músicas de Natal, para mais tarde, cantar as Boas Festas. De tarde foram até Esposende e participaram num atelier de cozinha, que consistiu em fazer doces de Natal e teve o apoio da Escola Profissional de Esposende.

No dia 19 a aventura levou-os até Braga, onde foram à descoberta do Estádio do S.C de Braga. À tarde, participaram na ação 3,2,1 Ação do Domínio dos Deuses que teve o apoio do Município de Esposende e do Centro Interpretativo de S. Lourenço.

No antepenúltimo dia, dia 20 embarcaram numa viagem até Chaves e foram explorar o Regimento de Infantaria 19, onde pernoitaram. No dia 21, ainda pela Cidade de Chaves visitaram a Torre de Menagem e depois tiveram a oportunidade de nadar na Piscina de Chaves.

O último dia, hoje, dia 22 foi passado a fazer os outros felizes. O grupo das Colónias de Férias de Natal, bem como os seus monitores estiveram no lar de Rates e de Laúndos a cantar as Boas festas, a Câmara Municipal também teve direito de os receber. O Salão Nobre abriu portas a este grupo que esteve acompanhado por dois professores da Escola de Música.  Na plateia esteve a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, o Vereador da Obras Municipais, Luís Ramos e o Vereador do Pelouro da Juventude, Marco Barbosa. Depois de muita animação e de até os senhores Vereadores terem acompanhado as músicas de Natal, houve uma troca de prendas. Os participantes deste ano trouxeram não só boa disposição, mas também foram os portadores de duas lembranças, que a Câmara Municipal de Chaves mandou para a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A Vereadora da Coesão Social agradeceu as lembranças e felicitou todos aqueles que fazem com que esta atividade aconteça e seja tão gratificante, tanto para os meninos e meninas, como para os seus pais que confiam os seus filhos a outros meninos e meninas, que agora são monitores, mas já estiveram do outro lado. Depois, os três Vereadores presentes entregaram chocolates aos pequenos cantores.

Na tarde de hoje, acabam as Colónias de Férias de Natal com uma ida ao cinema, ao Porto, para ver o Filme Ferdinando.