Artes & Ofícios é uma atividade que pretende colocar as crianças e jovens em contacto direto com vários profissionais e artificies, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.

Nesta sessão muito se falará da atividade da Marinha no geral e, em particular da do nosso Porto, mostrando a importância da Autoridade Marítima e também alguns equipamentos e programas que são utilizados para a realização dos trabalhos.

A Marinha tem por missão contribuir para que Portugal use o mar através dos seguintes vetores: Dissuasão, defesa e apoio À política externa; Segurança e Autoridade do Estado; Desenvolvimento económico, científico e cultural.

Cabe à Autoridade Marítima Nacional coordenar as atividades a executar pela Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e pelo Comando-Geral da Polícia Marítima (CGPM), em âmbito nacional, nos espaços dominiais públicos e marítimos sob soberania e jurisdição nacional, atentos os regimes jurídico-funcionais próprios reguladores dos respetivos quadros orgânicos.

 A Polícia Marítima é um órgão que garante e fiscaliza o cumprimento das leis e regulamentos nos espaços integrantes do Domínio Público Marítimo, áreas portuárias, espaços balneares, águas interiores sob jurisdição da AMN e demais espaços marítimos.