A partir das 10h00, a Praça do Almada é o palco central das actividades, com uma largada de pombos, da responsabilidade da Sociedade Columbófila da Póvoa de Varzim. Meia hora mais tarde tem início o já tradicional passeio de bicicleta, aberto à participação de toda a comunidade. Por volta das 11 h00 há um concerto comemorativo, pela Banda Musical da Póvoa de Varzim, também na Praça do Almada. A tarde abre com um Torneio de Ténis de Mesa, às 13h00, no Pavilhão Municipal. O desporto dá lugar à música e à dança, por volta das 15h00, com o Encontro Concelhio de Folclore, novamente na Praça do Almada. Aqui vão actuar os ranchos folclóricos de Aver-o-Mar, S. Pedro de Rates, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil São Miguel-o-Anjo, das Lavradeiras de Sta. Maria de Terroso, Grupo Folclórico “Os Camponeses de Navais”, Rancho das Carvalheiras de Argivai, Grupo de Danças e Cantares “Os Amigos”, do C.S.P. de Terroso, Rancho Infantil e Juvenil de Balasar e o Rancho de Belém.

As festividades encerram com um jogo de futebol às 16h00, que junta, no campo do Estádio Municipal, uma equipa da Câmara Municipal e uma equipa da Comunicação Social local.