A sessão contará com a apresentação do livro “Cantigas Tradicionais de Rates”, da autoria do Prof. José Abel Carriço e ainda com a atuação da Escola de Música de Rates e do Grupo de Cantigas Tradicionais da freguesia. Às 20h00, haverá uma Missa Solenizada com a animação musical do Grupo Coral da Escola de Música de Rates.

Recorde-se as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino que agora chegam ao fim arrancaram a 9 de dezembro. Ao comemorar a outorga do Foral de Rates, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates está não só a assinalar a importância do percurso histórico de Rates, mas também, e segundo as palavras do Presidente da Junta, Paulo João, a dar a conhecer a sua história e perpetuar no tempo a memória da identidade ratense.  Recordar como foi feito o caminho impõe-se como uma tarefa social e cultural cada vez mais importante na solidificação da identidade local, tão imprescindível na construção do futuro.