O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, revelou a delegação de competências aprovada durante a sessão. Assim, na Presidência ficam os seguintes Pelouros: Administração e Recursos Humanos; Economia e Finanças; Proteção Civil; Planeamento; Saúde.

O Vice-Presidente, Luís Diamantino, ficará responsável pelos Pelouros da Educação e Cultura; Desporto e Tempos Livres; Polícia Municipal.

Andrea Silva irá continuar à frente do Pelouro da Coesão Social e terá um novo desafio: o Pelouro do Gabinete do Munícipe, que se irá traduzir na centralização de todas as queixas e reclamações apresentadas pelos munícipes.

Luís Ramos será o responsável pelo Pelouro das Obras Municipais; Mobilidade e Transportes; Modernização Administrativa.

Quanto ao Desenvolvimento Económico; Turismo, Agricultura e Pescas (outra das novidades deste mandato) vão ficar entregues a Lucinda Delgado.

O Pelouro do Ambiente passa para as mãos de Sílvia Costa que terá a responsabilidade de um novo Pelouro, o da Inteligência Urbana. As cidades inteligentes – conceito de “smart city” –  vai muito além das relações transacionais entre os serviços públicos e o cidadão comum. Esta é designada por um conjunto de passos que um cidadão toma, juntamente com os serviços, para tornar a cidade um local mais habitável/confortável, tornando os serviços mais eficientes e sólidos, prontos a responder a qualquer situação.

Finalmente, Marco Barbosa ficará à frente do Pelouro da Gestão Urbanística e Licenciamentos e do Pelouro da Juventude.

O Presidente da Câmara Municipal sublinhou que todas as opiniões e ideias serão bem acolhidas e que, inclusivamente, irá contar com a experiência do Vereador eleito Miguel Fernandes (médico) para as questões relacionadas com a Saúde, nomeadamente com a permanência e consequente modernização e aumento do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.

As Reuniões de Câmara vão ser às primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, às 18h00.