O PRI vai permitir que no território do concelho da Póvoa de Varzim seja efetuada uma reorganização da afetação de recursos disponíveis como garante da sustentabilidade do PRI e potenciar as suas mais-valias em função das necessidades identificadas

O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) é o organismo responsável pela intervenção no âmbito dos comportamentos aditivos e nas dependências e que acompanha e monitoriza os projetos através de estruturas de proximidade, Unidades de Intervenção Local (UIL), atualmente sediadas nas Administrações Regionais de Saúde (ARS) e sob a coordenação da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) de cada ARS.

O SICAD, através da UIL do território concelho de Póvoa de Varzim, neste ato representado por António Júlio de Jesus Roque, e o Município poveiro, representado pelo seu Presidente, Aires Pereira, presidiram à sessão de assinatura do compromisso que envolve um total de 19 entidades.

O Presidente da Câmara Municipal começou por confessar que este era “aquele protocolo que não gostava de assinar, pois era sinal de que a nossa sociedade estava completamente integrada e não necessitava de haver comportamento reativo no âmbito de comportamentos aditivos”.

Aires Pereira transmitiu que “os bons resultados que o concelho da Póvoa de Varzim tem apresentado se devem à integração que o Município promove, há muitos anos, na vida associativa e escolar. Temos um movimento associativo ímpar e isso faz com que os nossos jovens comecem, desde muito cedo, a ter uma envolvência nas associações, nas escolas, na atividade desportiva e cultural que, de alguma forma, os retira e protege de alguns comportamentos”.

Apesar de não estarem todos presentes, constituem o núcleo, para além do SICAD e do Município: Instituto da Segurança Social, IP; ACES Grande Porto V – Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Centro de Emprego de Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Delegação Regional de Reinserção da Direção Geral de Reinserção Social e dos Serviços Prisionais; Agrupamento de Escolas Campo Aberto Beiriz; Agrupamento de Escolas Cego de Maio; Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves; Agrupamento de Escolas de Rates; Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar; Escola Secundária Rocha Peixoto; Escola Secundária Eça de Queirós; União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso; CPCJ da Póvoa de Varzim; ARRIMO – Organização Cooperativa de Desenvolvimento Social e Comunitário; A Beneficente.

Os parceiros acima referidos constituem-se enquanto Núcleo Territorial e devem contribuir para a coordenação do PRI de forma a: assegurar a integração das intervenções que constituem o PRI; dinamizar e promover a implementação das intervenções previstas no Modelo de Planeamento do Programa; garantir a adequação das intervenções às necessidades dos grupos-alvo; garantir o cumprimento dos objetivos previstos no Modelo de Planeamento do PRI; monitorizar a evolução dos resultados através de instrumentos adequados; avaliar o PRI no seu todo, relativamente à territorialidade, à integração, à parceria e à participação, através de instrumentos de avaliação.

Compete ainda às entidades: participar nas reuniões do Núcleo Territorial e garantir que os serviços que representam cumpram os compromissos assumidos no Modelo de Planeamento do PRI.

À UIL compete ainda: assegurar a coordenação do Núcleo Territorial de forma a dinamizar as entidades e agilizar procedimentos relativamente ao desenvolvimento do PRI enquanto um todo, de forma articulada e concertada entre todas as entidades intervenientes. Deverá ainda garantir o funcionamento de uma gestão partilhada com base num estatuto de equidade e complementaridade entre os vários atores.