Perante todas as recomendações que vemos impostas pela Direção Geral de Saúde, e pelas forças de autoridade nacionais, compete-nos a cada um de nós adoptar um comportamento consciente e responsável, de forma a diminuir a curva epidemiológica.

Enquanto autarquia, atuamos desde a primeira hora, no sentido da proteção das pessoas (O QUE IMPORTA SÃO AS PESSOAS, TUDO O RESTO É SECUNDÁRIO).

Porém, há uma situação que me preocupa, tanto pelo número de pessoas que reúne, como pelo facto de grande parte dos participantes serem de outros Concelhos e até mesmo de outros países, nomeadamente Espanha.

Falo-vos do Mercado de Gado, da Leicar, que se realiza às segundas e terças-feiras em Rates, e que reúne mais de 300 pessoas e animais.

O mercado não se realiza desde o dia 14 de março, mas a Leicar pretende retomá-lo, já a partir de amanhã, mesmo contra todas as recomendações e parecer da Autoridade Local de Saúde Pública.

Quero-vos com isto dizer, que o Município da Póvoa de Varzim é FRONTALMENTE CONTRA a realização deste evento, pelo bem da população e da saúde pública.

Peço-vos que, se for o caso, enquanto possíveis participantes, não o façam, por vocês e por quem vos é mais próximo.

Temos reunindo todos os esforços para conter o número de casos na Póvoa de Varzim, e é assim que queremos continuar.

Já alertamos todas as autoridades policiais, mas encontramos dificuldades para efetivar a PROIBIÇÃO TOTAL do evento, que implica encontro de pessoas e animais, pelo que, peço a todos, e nomeadamente à população de RATES, para tomarem as devidas precauções no sentido de se protegerem, para a eventualidade do evento se vir a realizar.

Protejam-se!

Fiquem em casa!