A sessão  contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que procedeu à entrega de prémios aos vencedores. Foram eles: Café Pérola do Mercado (1.º Classificado – Rabanada n.º 1); Restaurante 31 de Janeiro (2.º Classificado – Rabanada n.º 24); Restaurante Farol (3.º Classificado – Rabanada n.º 11). Foi ainda atribuída Menção Honrosa à Pastelaria Bolos do Folheta e o Prémio do Público foi para o Restaurante Farol.

No entanto, por se tratar de uma edição especial marcada pelo 20.º aniversário do concurso, foi entregue uma lembrança aos vencedores, das diferentes modalidades, desde a 1.ª edição.

Nesta sessão, foi ainda sorteada a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim como a IPSS que vai receber os 430,00€ angariados durante a tarde, fruto da venda das rabanadas de vencedores dos anos anteriores e da prova das rabanadas concorrentes deste ano.

E ao longo destes 20 anos, desde a sua génese e até aos dias de hoje, o Concurso veio sofrendo algumas alterações de formato com o intuito de atingir os objetivos que orientaram a sua criação, nomeadamente: a consolidação da imagem e definição das caraterísticas base da rabanada à poveira; promoção da sua dinâmica comercial junto dos restaurantes (incentivar a produção e fomentar a procura) e a promoção da Rabanada à Poveira como ex-libris da doçaria local.

Na realidade, é inegável o incremento da Rabanada à Poveira como marca da gastronomia local ao longo dos últimos anos notando-se, claramente, um aumento exponencial do número de estabelecimentos que têm este doce na sua ementa. O mesmo fenómeno já é visível em restaurantes fora da Póvoa, sendo um excelente indicador da sua notoriedade. Neste sentido, no dia do concurso, houve, apenas para prova, rabanadas de dois restaurantes de fora do concelho – Restaurante Caximar de Vila do Conde e Restaurante Flor do Ave, da Trofa.

Para além disso, as ações de promoção realizadas em eventos como feiras de Turismo ou de outra natureza e em ações promocionais de rua, tanto no país como na vizinha Espanha, vieram trazer grande notoriedade à nossa rabanada, que vive um importante «auge mediático».