No âmbito do Festival, está disponível o Regulamento do 8º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).

O concurso, que compreende a modalidade de Música de Câmara (Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”), tem como objetivo premiar obras de compositores nacionais e estrangeiros nascidos depois de 31 de julho de 1974.

O prazo para entrega das obras concorrentes termina a 23 de março de 2015. Cada candidato poderá apresentar um máximo de uma peça na categoria a concurso. Posteriormente, o júri, constituído pelos compositores Vasco Mendonça (Presidente), Alexandre Delgado, Fernando Lapa e João Madureira, fará uma pré-seleção até ao máximo de duas obras finalistas, seleção essa que será anunciada a 20 de abril de 2015.

O público terá a oportunidade de ouvir o conjunto das obras selecionadas, já que serão estreadas no decorrer do Festival Internacional de Música. Será no final do concerto expressamente dedicado ao CICPV que o júri anunciará os 1º e 2º prémios, e, se o júri assim o entender, poderão também ser atribuídas menções honrosas. O Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim” – Música de Câmara é de dois mil e quinhentos (1º prémio), e de mil euros (2º prémio).

Além da estreia em concerto integrado na 37ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – em 21 de julho de 2015 –, as obras vencedoras serão editadas em partitura.