É uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que se comemora no domingo, dia 16.

Sendo o tema “Os Desafios do Mar”, o convidado propõe-se falar sobre os resultados do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar e sobre os pontos de reflexão que suscita em termos dos desafios relacionados com a valorização sustentável dos recursos do mar, com a formação, conhecimento e emprego, com o desenvolvimento das diversas indústrias do mar e com a cultura e identidade.

Miguel Marques é autor do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal), que é uma compilação de informação que permite acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar em Portugal, e que, simultaneamente, possibilita realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos. O LEME é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efetuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsetores que operam no âmbito da economia do mar em Portugal.

Tendo como pano de fundo o todo nacional serão analisados os desafios relacionados com as cidades e as comunidades marítimas locais.

Miguel Marques é licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde 1998, Revisor Oficial de Contas desde 2006, pós-graduado em Gestão Imobiliária pela Escola de Gestão do Porto e em Gestão e Liderança pela Universidade Católica de Lisboa.

Miguel Marques pertence aos quadros da PwC como auditor e consultor de entidades nacionais e multinacionais. Dentro das diversas funções que exerce na PwC, Miguel Marques é o Partner responsável pelo projeto Economia do Mar em Portugal e pertence à equipa global de especialistas em Economia do Mar. Neste âmbito, tem trabalhado com diversos líderes e executivos europeus, americanos e asiáticos, ajudando-os a tomar as melhores decisões económicas.