Este inventário pretende reunir informação sobre o Património Artístico Religioso da Arquidiocese de Braga e para isso cada Arciprestado implicado neste processo fica responsável pela criação da sua base de dados, que é depois integrada no inventário.
No caso do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, a criação da base de dados, pela Igreja Matriz da Póvoa de Varzim e pela Igreja do Senhor dos Navegantes de Caxinas, conta com a participação de técnicos superiores do Museu Municipal da Póvoa de Varzim.
Presentes na conferência de imprensa vão estar o Cónego José Paulo Leite de Abreu, director do Museu Pio XII e responsável pelo projecto, o Padre Domingos Ferreira de Araújo (pároco de Caxinas), o Padre Manuel Sá Ribeiro (pároco de Rates) e o Padre António Brandão Martins Torres (da Matriz da Póvoa)
Braga, Guimarães e Esposende são outros dos Arciprestados que vão dar a sua contribuição para este inventário.
Este é um projecto que conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, revestindo de importância esta iniciativa de apelo à descoberta e protecção do Património Artístico Religioso.