Numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram distinguidos sete novos confrades: António Carvalho, António Silva, Armando Ferreira, Luís Marques, Maria Arminda Oliveira, Henrique Nascimento e Tomás Carneiro e como confrades honorários, Aurelino Costa, José Milhazes e o MAPADI. Antes da entronização dos novos membros, houve um momento cultural com Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal, sobre “As Siglas Poveiras” e declamação da “Ladainha das Lanchas” de António Nobre por Aurelino Costa.

Comovido, Pedro Azevedo, recebeu a distinção de seu pai transmitindo que “sendo eu poveiro e de uma família poveira, como todas as famílias poveiras, sabemos que a gratidão para ser exercida precisa de ser aprendida e nós (filhos de José de Azevedo) aprendemos a ser gratos e é nessa condição que estou aqui para vos dizer um enorme obrigado e para dizer que o meu pai, um apaixonado pela Póvoa e pelos poveiros, é de facto a memória viva, atualmente, da nossa cultura. E esta Confraria dos Sabores Poveiros é também isso, um veículo importantíssimo na cultura poveira, na divulgação e preservação da gastronomia da Póvoa de Varzim”. Terminou, deixando “um abraço fraterno do meu pai, que muito gostaria de estar aqui presente para vos agradecer esta homenagem que lhe foi prestada”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, recordou que “José de Azevedo foi Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim durante um período. É uma pessoa que todos conhecemos bem e o que tem feito ao longo de toda a sua vida, escrever e perpetuar para sempre a história e, fundamentalmente, a história dos mais humildes”.

O edil lembrou ainda que foi durante o mandato de José de Azevedo como Presidente que o Mercado Municipal foi construído, acrescentando que este espaço se encontra agora num processo de remodelação. Neste sentido, transmitiu “acho que não há melhor sítio para perpetuarmos José de Azevedo do que mudarmos ou acrescentarmos ao Mercado Municipal o seu nome”, adiantando que fará questão de o aprovar em reunião de câmara. Para Aires Pereira, “não há melhor sítio neste projeto de remodelação, dando-lhe um ar mais aconchegado e mais adaptado à nossa cidade, do que passar a ostentar o nome de quem o construiu”.

Aos confrades honorários, Aurelino Costa, José Milhazes e o MAPADI, Aires Pereira fez questão de lhes deixar uma palavra de reconhecimento e, ao MAPADI em concreto, aproveitou o momento para mobilizar os empresários para integrarem pessoas desta instituição, tal como o Município da Póvoa de Varzim que conta com mais de 20 utentes do MAPADI nos seus quadros de pessoal.

O Presidente deixou um agradecimento a todos os membros dos Sabores Poveiros pois “é com os da Póvoa e através dos da Póvoa que temos a Confraria dos Sabores Poveiros. Muito obrigado a todos em nome do Município da Póvoa de Varzim por tudo o que fazem, pela nossa cultura, pela nossa divulgação e por essa itinerância que fazem pelo país a divulgar as coisas que efetivamente importam e fazem parte do nosso ADN”.

Presidida por Aires Pereira, a cerimónia contou com a presença da Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, da Vereadora do Turismo e Presidente da Confraria Sabores Poveiros, Lucinda Amorim, e do Presidente da Confraria da Broa de Avintes (madrinha da Confraria Sabores Poveiros), Paulo Sá Machado.