O evento, que pretende promover a partilha, a reflexão e divulgação das práticas, dando a conhecer os contributos produzidos por esta equipa, numa perspetiva conceptual, para a disciplina de Saúde Materna e Obstétrica, tem lugar hoje e amanhã, no Hotel Axis Vermar.

Os trabalhos começaram ao início da manhã com as seguintes temáticas: “Ontologias: em direção a uma nova Era” e “Tertúlia Plano de Parto: potenciar a inovação”.

Seguiu-se, ao final da manhã, a Sessão Solene de Abertura, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; Lurdes Alves, Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde; Manuel Morim, Diretor do Serviço de Obstetrícia do CHPVVC; Isabel Rocha, Enfermeira Diretora, e Joaquim Monteiro, Diretor Clínico, ambos em representação do Conselho de Administração do CHPVVC; Dolores Sardo, Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras; Vítor Varela, Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Luís Barreira, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros e João Bernardes, Presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim falou da estreita relação que o Município tem com o Centro Hospitalar e de como, enquanto responsável político com 32 anos de poder local, tem atuado. Lembrou a ameaça de encerramento de que o serviço foi alvo e, ultrapassada a questão, considera que manter-se o CHPVVC traz responsabilidades não só a quantos lá trabalham, mas também a si, enquanto responsável autárquico.

Aires Pereira deu alguns exemplos de proximidade nomeadamente no que diz respeito ao Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar e desafios da Enfermeira Chefe do Serviço, Irene Cerejeira, que vão desde estar presente em caminhadas com grávidas e aulas de preparação para o parto realizadas na praia a disponibilizar as instalações das piscinas municipais para realizar sessões de preparação para o parto em meio aquático.

O edil referiu-se ainda ao facto de estarmos “a um passo de atingir a meta simbólica de mil partos este ano”, acrescentando que “este foi um caminho de sucesso que percorremos juntos”.

O Presidente assumiu que quer “continuar a manter a disponibilidade da Câmara Municipal e dos seus serviços para prosseguir este trabalho de afirmação do nosso Centro Hospitalar com o início da nova fase em edifícios cedidos pelo Município, que serão uma mais valia para o vosso desempenho e respeito que têm adquirido por parte de toda a comunidade”.

Terminou, afirmando que “é motivo de grande satisfação podermos continuar a contar convosco, com o vosso profissionalismo e inovação”.

Os trabalhos foram retomados ao início da tarde e continuam durante o dia de amanhã (programa). Decorrem ainda os seguintes workshops pós-congresso: “Preparação em Meio Aquático para o Parto”; “Aromaterapia na Gravidez, Trabalho de Parto e Pós-parto” e “Colocação/Remoção de Dispositivo Subcutâneo para Contraceção”.