O projeto foi idealizado pelo poveiro Manuel Vieira no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de 2017, uma iniciativa do Pelouro de Juventude do Município da Póvoa de Varzim, dirigida aos jovens do concelho com vista a desafiá-los a submeterem a concurso projetos inovadores com interesse local em áreas como urbanismo, proteção ambiental e energia, infraestruturas rodoviárias, trânsito e mobilidade, turismo, comércio e empreendedorismo jovem, educação; juventude, desporto, ação social ou cultura.

Em http://associativismo.cm-pvarzim.pt/ estão agregadas informações sobre as associações poveiras que, de resto, estiveram presentes na apresentação do projeto. A Plataforma + Associativismo junta todos os dados sobre as associações do concelho com a finalidade de promover os seus eventos.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, congratulou o projeto e o seu mentor, Manuel Vieira. O autarca agradeceu a disponibilidade das associações considerando que, atualmente, é importante a presença na Internet.