“Toma lá do O’Neill” é um tributo pessoal e não uma biografia, muito menos uma análise crítica da obra poética de Alexandre O’Neill. Isso está feito e refeito. Trata-se, sobretudo, das vivências criativas, sentimentais e afectivas de um poeta, um dos maiores do nosso século XX.

Rodado em Lisboa e na Costa da Caparica no Outono e Inverno de 1997, “José Cardoso Pires – livro de bordo” trata temas como a vida e a escrita, o cinema, o erotismo e a morte. No ano em que José Cardoso Pires recebeu o Prémio Pessoa, o mais prestigiado prémio português, Manuel Mozos filmou o retrato daquele que foi um dos grandes autores de língua portuguesa.

Cada filme tem a duração de 52 minutos e o custo dos bilhetes é de 4 euros para o público em geral e 2 euros para sócios.

Esta sessão cinematográfica é organizada pelo Cineclube Octopus, associação cultural poveira que apoia o Correntes d’Escritas, e com a qual a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de colaboração criando-se, desta forma, as condições necessárias para uma abordagem permanente do fenómeno cinematográfico de uma perspectiva estritamente cultural.

No portal municipal, pode acompanhar diariamente o Correntes d’Escritas e ficar a conhecer toda a programação do evento.