Para jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, haverá mais uma edição do Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus, no valor de 1.000,00 €. Em 2022, este prémio vai distinguir um conto que será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’Escritas. Cada concorrente poderá apresentar o máximo de dois trabalhos e os textos deverão ser apresentados por escrito e sob pseudónimo. Os interessados devem enviar ao júri 3 exemplares do texto dactilografados, em português, até 17 de dezembro, com base nas regras do Regulamento disponível aqui.

O prémio literário criado em 2008, até então designado Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas | Porto Editora, passa a ser denominado Prémio Literário Luis Sepúlveda, em homenagem a um autor que muito contribuiu para o incremento da leitura nos jovens portugueses. O Prémio Literário Luis Sepúlveda continuará a premiar, anualmente, contos infantis ilustrados inéditos, conto e ilustração em língua portuguesa, realizados por alunos de todo o país e de escolas portuguesas espalhadas pelo mundo que frequentem o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. São privilegiados os textos que veiculem as principais ideias que sempre estiveram presentes na obra de Luis Sepúlveda: a defesa do ambiente, o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade social e a liberdade. Os trabalhos a concurso devem ser enviados até 10 de janeiro, com base nas regras do Regulamento disponível aqui.

Haverá, ainda, mais uma edição do Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas, que galardoará uma obra literária inédita, de romance, contos ou poesia, cuja temática seja a Póvoa de Varzim. Cada concorrente poderá apresentar o máximo de dois trabalhos, escritos em português, apresentados por escrito e sob pseudónimo. O prémio é constituído por valor monetário de 2.000,00€ e a edição do livro. Os interessados devem enviar os textos até 15 de janeiro, com base nas regras do Regulamento disponível aqui.

Por fim, é importante recordar também o prazo para a entrega de livros concorrentes ao Prémio Literário Casino da Póvoa, que termina no próximo dia 15 de outubro. Consulte o Regulamento aqui.

O anúncio dos vencedores destes quatro prémios literários vai realizar-se na Cerimónia de Abertura da 23ª edição do Correntes d’Escritas e a entrega de prémios aos galardoados decorrerá na Sessão de Encerramento.