O itinerário tem o seu início na Praça do Almada, cerca das 18h00, seguindo em cortejo até à capela de S. Tiago. Neste local, haverá a atuação do Grupo Coral da Lapa e da tocata do Rancho Tricanas da Lapa que acompanhará depois o cortejo pela Rua 31 de Janeiro até à Igreja da Lapa, momento em que se registará a atuação do Coro Capela Marta, dando-se início formal às celebrações dos 250 anos da igreja da Lapa.

Este momento será uma evocação do naufrágio de 27 de fevereiro de 1892, data tristemente célebre e gravada de forma indelével na memória coletiva poveira. A lembrança do naufrágio das quatro lanchas e dos 69 tripulantes que pereceram nesse dia remete-nos para uma das páginas mais negras da nossa história trágico-marítima, mas tem como contraponto o espírito combativo e solidário com que o pescador poveiro fazia frente aos reveses da Natureza. Foi essa força que moldou a fibra dos nossos heróis, dos muitos recordados e de tantos outros caídos no esquecimento. Entre eles conta-se como figura maior a de José Rodrigues Maio, o “Cego do Maio”, personagem ímpar do qual continuamos a celebrar os 200 anos do seu nascimento, precisamente no seio da Comunidade da Lapa.

Porque é importante preservar a memória das nossas origens e a força da nossa identidade coletiva, sobretudo junto das gerações mais novas, irá levar-se a cabo este Cortejo.