Dada a situação atual de pandemia por COVID-19, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, organizou o Manual para famílias – como lidar com o isolamento em contexto familiar. O documento tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento fortalecendo os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais.

Mas, há outro documento que lhe pode ser útil, o Manual de Apoio aos Cuidadores. Criado pela PrimeSenior, uma entidade com responsabilidade social, o manual pode ser usado por qualquer pessoa que preste ou pretenda prestar cuidados a idosos, permitindo confirmar e registar as tarefas que são realizadas, não só como forma de orientar como também de registar a sua realização.
Além do manual, todos os utilizadores podem colocar perguntas ou partilhar experiências, que serão respondidas pelos(as) gerontólogos(as) que colaboram com a nossa comunidade.