O curso será ministrado por Maria João Oliveira e Silva, do Centro de Investigação Transdisciplinar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Vai decorrer ao longo de quatro sessões, às quartas-feiras, dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2018, das 21h00 às 22h30.

O curso é gratuito, mas sujeito a inscrição. As inscrições limitadas podem ser feitas para o email: arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt ou através telefone 252-090 003.

A participação no Curso inclui certificado de participação.

Destina-se a estudantes, professores, investigadores e público em geral que se aventura na investigação histórica e nunca tiveram formação nesta área. Tem como objetivo fazer uma iniciação à leitura e transcrição de documentos dos séculos XIV a XV, escritos em português.

Numa primeira sessão, será apresentada a evolução da escrita desde o período fenício até à invenção da imprensa. A segunda sessão focar-se-á na evolução das abreviaturas paleográficas portuguesas. As duas últimas sessões serão dedicadas à leitura e transcrição de documentos. Este curso pretende, igualmente, dar as bases necessárias para a leitura e a transcrição de documentos do período moderno e contemporâneo, os quais serão o foco de um segundo curso livre dedicado aos séculos XVI a XIX, a definir futuramente.