O Vice-Presidente da autarquia poveira, Luís Diamantino deu as boas vindas aos presentes e sublinhou que “esta é a casa de todos os que vivem na Póvoa de Varzim, não só dos que nascem cá. Esta é uma terra de emigrantes e, portanto, temos também de receber bem que nos procura, os nossos imigrantes, que podem sempre contar com o apoio e a proximidade do Gabinete de Apoio ao I/Emigrante do Município”.

“Tragam a vossa família, aprendam a língua e todos juntos estaremos prontos para facilitar a vossa integração na nossa comunidade, porque somos mais ricos com a vossa presença”, concluiu o autarca, que deixou um desafio aos presentes: “daqui a quatro meses, no final do vosso curso, quero ouvir-vos a falar em bom português”.

Dirigido a imigrantes que não falem ou queiram melhorar a língua portuguesa, o curso certificado do Gabinete de Educação de Adultos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim possibilita o acesso à nacionalidade, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração.